Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

WARMIND - A GUERRA DE QUINTA GERAÇÃO


WarMind, ou "Guerra Mental" é a melhor definição que se pode dar a Guerra de Quinta Geração, caracterizada pelo ataque não militar de um Estado contra outro, dentro de suas próprias fronteiras, através da presença física de seus agentes ou não, garantindo assim a vitória em questões do seu interesse, sendo este conceito a evolução da guerra de quarta geração, conhecida pela sigla em inglês – 4GW – e notoriamente usada por não-estados contra Estados constituídos

"A WarMind é a resposta às incertezas do mundo em uma época em que tornou-se impossível ocultar alvos e fatos. Na era da informação, a guerra de quinta geração significa a perda definitiva do monopólio militar sobre os conflitos, passando a condução do conflito para a esfera política e civil, inclusive dentro do espaço de batalha quando o conflito evolui para o emprego do aparato militar. A WarMind ocorre prioritariamente sem o emprego de armas ou definição de um espaço de batalha, porém com o mesmo objetivo, que é subjugar o adversário e obter as conquistas territoriais, econômicas ou quaisquer outras, com maior uso da inteligência e com menos desgaste do aparato militar e com o menor nível possível de efeitos colaterais."

WarMind pode ser aplicada antes, durante e depois de um conflito armado de qualquer escala. "Sobretudo, este conceito só pode ser usado por nações que detenham domínio completo sobre os sistemas de informação e os meios para obtenção destas, se preciso, em escala global. Possuem esta capacidade ou possuirão no futuro próximo; Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão, China e Índia. Até o final da próxima década deve ocorrer uma profunda alteração no jogo de poder e influência global, com o surgimento de novos atores no papel de liderança econômica. Os Estados Unidos deverão perder a posição de maior economia do mundo para a China e até 2030 deverá perder também o segundo lugar para a Índia. Os Estados Unidos deverão ocupar o terceiro lugar tendo o Brasil em quarto com todas as outras economias muito próximas, disputando o quinto lugar. Neste novo cenário, não há a possibilidade de conter os adversários através do emprego de táticas convencionais."

A WarMind é a evolução do conceito de 4GW (Guerra de 4ª Geração) levado a efeito valendo-se do poderoso aparato do Estado, através do emprego de todos os meios disponíveis para obter inteligência e principalmente se contrapor às táticas de 4GW comumente empregadas por terroristas.
A WarMind surgiu como a evolução natural da 4GW e a única forma de se contrapor às táticas anteriores, minimizando o seu efeito e garantindo a supremacia para quem as emprega.
Este conceito evoluiu após estudos do Pentágono que revelaram que os efeitos colaterais e os custos de uma guerra convencional se estendem por longo prazo, alterando o equilíbrio do jogo de influência e poder, que em caso de conflito em larga escala mundial, fatalmente levaria a ruína global e o nascimento de novos líderes, sob uma nova ordem mundial.
Para evitar isto, foram criadas e empregadas táticas de WarMind, que considera minuciosamente os aspectos culturais e psicológicos de cada povo, potencialmente vitimado por estas táticas, maximizando assim os seus efeitos.

Antes disso, o conceito de Guerra de 4ª Geração:
A definição mais simples para 4GW incluía qualquer guerra em que um dos principais participantes não era um estado mas sim um ator agressor não estatal. Exemplos recentes podem ser encontrados nas atividades do Hezbola, das FARC, do grupo separatista ETA, da AlQaeda, e de outros grupos terroristas e movimentos políticos de esquerda de forte atividade contra governos legalmente instituídos ou ditadores.

Como tal, a guerra de quarta geração, usa táticas clássicas consideradas incompatíveis com o conceito de guerra tradicional e visa a enfraquecer um adversário ou potencial adversário, aumentando assim a chance de obter êxitos, às vezes, nem sequer claros para os próprios ativistas. Forças opositoras irregulares, como guerrilheiros, terroristas e desordeiros, não tem um centro de gravidade claro, o que nega aos seus inimigos um ponto focal no qual possa ser desfechado um golpe final. Logo, uma estratégia torna-se mais problemática, enquanto a luta é contra um adversário não claramente identificado.

A guerra de quarta geração pode ter um grupo de insurgentes ou outros atores não-estatais violentos tentando implementar seu próprio governo ou restabelecer um antigo governo sobre o poder dominante atual. Também pode ser um movimento de um Estado que discretamente, usa tais táticas para obter vantagens nos cenários político, econômico e militar, através do enfraquecimento de seus adversários, de fato, ou potenciais.
No entanto, uma guerra de quarta geração obtém êxitos de fato, quando a entidade que a utiliza, Estatal ou não-estatal, não pretende, pelo menos no curto prazo, impor suas próprias regras, mas tenta apenas desorganizar e deslegitimar o estado vítima de tais táticas, criando um cenário favorável aos seus interesses atuais ou futuros.

A guerra de quarta geração é vista frequentemente em conflitos envolvendo os Estados falidos e guerras civis, particularmente em conflitos envolvendo atores não-estatais, incomunicáveis ao diálogo internacional, envolvendo questões étnicas ou religiosas, ou de nível social.
A 4GW tem muito em comum com os conflitos de baixa intensidade tradicionais nas suas formas clássicas da insurgência e à guerra de guerrilha. Nessas “pequenas guerras” o conflito geralmente é iniciado pela parte mais fraca por meio de ações que podem ser chamadas de "ofensivas".
Outra característica da guerra de quarta geração é que as forças são descentralizadas.
Com a guerra de quarta geração pode até não haver nenhuma organização e alguns se organizam em grupos menores e improvisam alianças para obter um nível de ameaça maior. Porém na prática, essas alianças são fracas e se a liderança política e militar do estado for inteligente o suficiente, pode facilmente dividir seus inimigos e levá-los a lutarem entre si.
A WarMind, que seria a quinta geração, utiliza este conceito para fazer com que líderes políticos e agentes com poder de decisão “lutem” entre si causando divisão e enfraquecimento de um governo, levando ao fracasso projetos de renomada importância para uma nação.

Prevalecem como Principais elementos da 4GW:

§ É longo e complexo (Envolve fatores normalmente não considerados na guerra clássica)

§ Usa táticas de terrorismo.

§ O atores são não-nacionais ou transnacionais de base altamente descentralizada (É difícil identificar quem está por trás de determinadas ações que vão contra interesses de um Estado).

§ Faz ataques diretos a estrutura social do inimigo.

§ Ocorre em conflitos de baixa intensidade, envolvendo atores de todas as camadas.

§ Não há hierarquia definida, sendo que cada ator obtém as vantagens que lhes convém e lutam por elas.

§ Usa células pequenas, usa redes de comunicação e tem apoio financeiro de interessados.

§ Faz uso de táticas de insurreição e guerrilha.

§ Pode contar com o apoio de Estados, porém não declarado publicamente.

WarMind – "The Evolution"

Na WarMind, o inimigo tem as seguintes características: Discrição quanto a autoria, autoridade hierárquica e estrutura formal. Apresenta flexibilidade, capacidade de manter-se em segredo quando necessário, e faz uso de recursos humanos discretos que podem estar infiltrados. O objetivo maior é causar baixas de todas as formas, desde que isto vá de encontro aos interesses do “Agressor”.
Pode valer-se de ataques contra a infraestrutura de uma nação ou contra os agentes decisórios ou os meios para desenvolvê-la.
A WarMind ocorre em todas as frentes: econômica, política, social, militar, mídia, etc, e muitas vezes é posta em prática entre reuniões de chefes de Estados, onde o Estado agressor e o Estado agredido podem estar frente à frente, olhando-se nos olhos, diante das câmeras e com transmissão ao vivo, sem que o povo perceba ou saiba das conseqüências para o seu futuro.
Como exemplo, podemos também citar entidades estrangeiras que se fazem presentes no Estado, e fazem lobby a favor dos interesses de seus países de origem, visando que o Estado que atacam obtenha os piores resultados possíveis a nível econômico-financeiro, causando-lhe estupendo atraso tecnológico, militar e social, garantindo-lhes assim a supremacia militar e a influência no presente e no futuro.
Anônimo - 21/12/2010

O objetivo da WarMind é forçar o adversário a ter profundo desgaste de seus recursos humanos e o máximo possível de fracassos no uso dos recursos financeiros, objetivando com isso criar um clima de desordem, obrigando o Estado vítima da WarMind a desistir de suas pretensões políticas, econômicas ou militares, dentro de suas fronteiras ou fora delas. Podemos citar como exemplo, ações de um Estado contra outro, onde o objetivo é barrar o avanço em programas militares, espaciais, tecnológicos, políticos, sociais e outros, através de interferências de oportunidade, muitas vezes levando o povo a ficar contra investimentos em determinadas áreas, causando no mínimo o atraso de anos em suas pretensões, com ataques renovados sempre que necessário.
Mais recentemente, temos visto táticas de WarMind, de Estado contra Estado, onde a Guerra de Quinta Geração envolve o uso de hackers de computadores, implantação de vírus de computadores e o direito internacional para alcançar seus objetivos. Mormente, subjugar seus adversários nos planos político, econômico e militar, garantindo a continuidade do domínio ou a supremacia do vencedor.

Características da WarMind: 

§ Envolve profundamente os meios políticos e de inteligência da nação incursora.

§ Faz ataques discretos, porém diretos sobre a cultura do inimigo, buscando inferiorizá-la ou fazer a sociedade entrar em colapso.

§ Usa conceitos de guerra psicológica altamente sofisticados, especialmente através da manipulação de todas as formas de comunicação em massa. Ex.: Fazer o povo acreditar que é incapaz para que desista.

§ Todas as pressões disponíveis são usadas - políticas, econômicas, sociais e militares.

§ Há uma hierarquia definida, sendo que os agentes comandados utilizam sofisticada rede de comunicações para obter agilidade e “vitórias” de oportunidade.

§ Usa planejamento avançado e integração entre os agentes para maximizar os resultados.

§ Usa o poder da informação para obter vantagem pela rapidez da resposta contra alvos ou fraquezas (vulnerabilidades) de oportunidade.

§ Procura convencer os tomadores de decisão do inimigo político que suas metas são inalcançáveis ou muito onerosas para o benefício percebido e procura interferir para que seja desta forma.

§ Explora todas as fraquezas dos adversários, inclusive a vaidade e a corrupção para gerar desistência e atraso de projetos de interesse de uma nação.
Ex.: “O Brasil não precisa de submarinos”, “O Brasil não tem maturidade para ter um porta-aviões”,”O Brasil tem uma obsessão doentia por se equiparar aos Estados Unidos na Região” – Todas as frases, ditas por influentes líderes dos Estados Unidos.

Isto é WarMind – A Guerra pelo Domínio das Mentes

A guerra de quinta geração ou simplesmente WarMind
faz-se presente em muitos lugares do mundo onde ocorrem.

a) Presença de “Organizações Não Governamentais” (ONG's) estrangeiras com atividades não esclarecidas.

b) Presença de missões religiosas de países estrangeiros. (Ex.: Mórmons)

c) Presença de diplomatas estrangeiros claramente opostos ao pensamento e à vontade política de um Estado.

d) Interferência estrangeira no meio político de um Estado, sobretudo contra os interesses deste.

e) Conhecimento da existência de líderes políticos corruptos, capazes de agir contra os interesses da própria nação.

f) Existência de Lobby contra interesses de uma nação e a favor dos interesses de uma nação estrangeira.

g) Tentativas de intimidação de um Estado contra outro através do uso do seu aparato militar.

h) Ameaças de qualquer natureza como forma de obter vantagem.

i) Atos que visem a desnacionalização do aparato industrial de uma nação.

j) Controle estrangeiro sobre recursos estratégicos de uma nação: Ex.: Energia, água, comunicações, indústrias de defesa, tecnologia, aeroespacial, recursos naturais, etc.

Nenhum comentário: