Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2016

368 Anos -

368 ANOS!

Aileda de Mattos Oliveira (19/4/2016)
(Dr.ª em Língua Portuguesa. Vice-Presidente da Academia Brasileira de Defesa)


Mesmo que os homens se esqueçam, mesmo que a nação se omita, ninguém apaga do tempo os fatos fundamentais e simbólicos da vida de um país, ocorridos na sua inexorável passagem: são as efemérides, muitas delas manchadas do sangue dos que passaram à História, como Heróis.
O dia 19 de abril de 1648 dá início à fertilização da semente do Exército Brasileiro, com a estrondosa vitória dos luso-brasileiros sobre os holandeses invasores, nos campos de Guararapes, pois já lutavam pela “nossa pátria”, como afirmaram, três anos antes, no documento-compromisso de defender a Colônia “contra qualquer inimigo”, os comandantes dos terços, de diferentes etnias.
Unidade étnica em defesa da unidade territorial, primeiro mandamento da manutenção da soberania.
Este é o momento do retorno ao Dia Primordial de uma Corporação que não se pode separar do próprio Brasil. Cresceram juntos. Inseparáveis terão que ficar.
Congratulamo-nos com a Instituição, com todo o contingente, independente de patente, que não se deixou e não se deixará hipnotizar por cantos estranhos de falsos uirapurus que, pousados em todos os galhos, infelizmente, seduzem os menos fortes.
Que a fibra de heróis permaneça! Não seja, apenas, um verso de uma bela Canção!
Aileda de Mattos Oliveira

Nenhum comentário: